Vai fazer uma entrevista de emprego e está preocupado em como irá se sair e se irá conseguir a vaga ou não? Preparamos um conteúdo completo, tão completo que não coube em apenas um conteúdo, para que você garanta essa vaga.

O desemprego tem estado nas alturas nos últimos anos, o que tem gerado muitas preocupações e, claro, dificuldade para ingressar novamente no mercado de trabalho.

Saiba que isso é normal, e você poderá contornar essa situação com 10 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego.

Essa é a parte I, fique aqui até o final para garantir que você tenha acesso à parte II. Vamos lá?

10 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego – Parte I

1- Conheça a empresa e sua história

Ter esse cuidado pode fazer toda a diferença em sua entrevista de emprego. Muitas empresas perguntam se você já conhece a empresa e até mesmo sua história.

Esse conhecimento pode ser básico, como saber o ano de fundação, sua missão, visão, dentre outros detalhes que dizem muito sobre a conduta da empresa e, claro, para que você saiba se irá se identificar ou não com essa vaga.

Ao ser questionado sobre esse conhecimento, poderá surpreender ao responder que conhece, sim, a empresa e sua história no mercado.

Esse poderá ser o diferencial que fará a diferença em relação aos seus concorrentes.

2- Chegue com antecedência

Você não vai querer se atrasar logo na entrevista de emprego, não é? Por isso, verifique todas as informações sobre o local em que você irá fazer a entrevista, quanto tempo levará para chegar até lá, leve em consideração o trânsito, etc.

Se programe para chegar, pelo menos, com 15 minutos de antecedência ao local da entrevista.

Se a sua entrevista for online, certifique-se de que haverá silêncio no local, internet funcionando bem e, claro, entre com antecedência na sala para garantir que tudo está certo para começar a entrevista.

3- Tenha seu currículo em mãos

Ele poderá servir caso o entrevistador não tenha a cópia em mãos, ou até mesmo para você se sentir mais seguro sobre suas experiências anteriores.

Se houver um portfólio para ser exibido, tenha-o em mãos também – podendo até mesmo ser no formato digital, para um melhor resultado.

Se preferir, tenha um pen drive disponível para deixar com o entrevistador. Nele você já pode inserir o seu currículo e o portfólio. Isso mostrará profissionalismo e um cuidado especial.

4- Questione

É importante saber tudo sobre a empresa e a vaga antes de ingressar neste novo trabalho. A entrevista de emprego, além de ser um espaço para que a empresa te conheça, também é a oportunidade de você tirar suas dúvidas e demonstrar que está interessado na vaga.

Se houver dúvidas, não deixe passar dessa etapa para tirá-las. Esse é o momento que você irá realizar essa troca de informações com o entrevistador, então, aproveite.

Isso também irá te ajudar a quebrar o gelo e criar uma conexão com ele.

5- Seja sincero

Ser sincero, embora pareça algo óbvio, é muito mais difícil do que parece. Mas, é importante que seja feito dessa forma para que não ocorra problemas no futuro.

Por exemplo, se você não possui um inglês muito bom (mesmo tendo feito curso) é importante ressaltar essa informação. Principalmente se a vaga exigir um nível alto de inglês. 

Saiba falar sobre seus pontos fortes e fracos com sinceridade, isso trará mais segurança para o entrevistador e terá maiores chances de acreditar no que você diz.

Continue para a parte II…

Agora que você já conferiu essas cinco primeiras dicas para ter sucesso na entrevista de emprego, chegou a hora de finalizar esse conteúdo com as últimas cinco que faltam.

Para isso, clique aqui e vá diretamente para o conteúdo com a parte II.

Deixe um comentário

Deixe um comentário