Como trabalhar como Assistente Virtual. Nesse artigo você vai saber como trabalhar como Assistente Virtual e conhecer mais da área. Confira no artigo e, qualquer dúvida, deixe um comentário ao final do artigo.
Assistente Virtual
Assistente virtual é o profissional que, como o próprio nome diz, dá apoio nas demandas de uma empresa por meio da internet. Sendo considerada uma profissão que com toda certeza, surgiu com a necessidade do mundo virtual, quem opta por ser assistente virtual pode atuar em diversos setores.
Podemos citar o mercado de Marketing digital como um dos que mais precisam do trabalho de assistente virtual. Uma pessoa pode realizar atendimento de clientes via grupos de WhatsApp e/ou chat. Assim como dar apoio nas redes sociais das empresas que esta empresa atende.
Também podemos citar o trabalho de pesquisa, digitação e até mesmo agendamento de publicações nas redes sociais, mas a realização de transcrição e legendagem de vídeo pode ser incluída nisso. O trabalho de criação de conteúdo, como artigos e até mesmo e-books pode ser um dos trabalhos de quem opta por ser assistente virtual.
Além disso, podemos citar os setores de administração, departamento pessoal, comunicação e demais pessoas que podem fazer seu trabalho por meio da internet. Para ter uma carreira de sucesso, a melhor coisa a se fazer é optar por fazer um curso de assistente virtual.
Onde trabalhar como Assistente Virtual
Em Administração e Finanças, as atividades mais prestadas pelos assistentes virtuais são:
- Produção de relatórios e planilhas;
- Controle financeiro;
- Fluxo de caixa;
- Contas a pagar e receber;
- Emissão de notas fiscais;
- Gestão de e-mails;
- Transcrição, produção e revisão de textos.
Para quem atua na área comercial, poderá realizar atividades como:
- Prospecção e gestão de clientes e fornecedores;
- Relacionamento pós-venda;
- Planejamento de ações com clientes.
Os serviços de um assistente virtual também podem estar relacionados aos de um assistente pessoal. Alguns exemplos das atividades prestadas nessa área são:
- Solicitações de orçamentos;
- Emissão de passagens;
- Reserva em hotéis;
- Agendamentos e marcação de compromissos;
- Contratação de serviços domésticos como jardinagem e limpeza;
- Contratação ou cancelamento de serviços de telefonia e outros.
Serviços de banco e de cartório também entram no escopo dos assistentes. Essas tarefas mais burocráticas que tomam o tempo das pessoas, podem ser delegadas a este profissional.
A atuação dos assistentes no ramo da Comunicação, Marketing Digital e Mídias Sociais, é cada vez mais presente. Nessas áreas as atividades realizadas são:
- Gestão de e-mails e contatos;
- Programação das Postagens em blogs e mídias sociais;
- Assessoria completa aos blogueiros, “youtubers” e comunicadores digitais.
Quanto ganha quem trabalha como Assistente Virtual
O valor que uma pessoa ganha ao exercer uma profissão como Assistente Virtual é em média, entre R$ 1.500,00 e R$ 4.000,00.
Os salários são informados pelos autônomos de forma anônima e é feita uma média em cima desse dados. É apenas uma estimativa salarial informada por quem trabalha na área.
Funções de um Assistente Virtual
O assistente executa tarefas relacionadas a processos operacionais, administrativos e financeiros, com base nas suas competências e habilidades.
Com contratos de trabalhos flexíveis, o trabalho é realizado remotamente, sem precisar estar presente na rotina do escritório.
Pré-requisitos
- Experiência comprovada como AV ou função relevante;
- Familiaridade com as tecnologias atuais, como compartilhamento de área de trabalho, serviços em nuvem e VoIP;
- Experiência com software de processamento de texto e planilhas (por exemplo, MS Office);
- Entre outros.
Como Trabalhar como Assistente Virtual
Executar uma profissão como esta exige conhecimento. Além disso, entenda que você precisa entender sobre o mercado que está entrando. Dessa forma, a melhor coisa que você pode fazer é optar por fazer um bom curso focado no mercado que está querendo entrar.
Na hora de atender as pessoas, você terá uma maior segurança e maior autonomia. No processo de como ser assistente virtual, você precisa ter um computador e boa conexão com a internet. Uma boa alternativa é optar por realizar seu trabalho em espaços de coworking.
Leia também:
- Como trabalhar na Vale: Vagas abertas
- Como trabalhar de entregador mercado livre
- Como trabalhar no Ifood
Adorei o artigo achei bem interessante me ajudou a conhecer um pouco mais sobre a profissão de Assistente Virtual Home Office.