Pular para o conteúdo

Vagas de emprego afirmativas. O que são e como se aproveitar delas

Vagas de emprego afirmativas são aquelas em que as empresas estabelecem metas para contratar determinadas minorias, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres e LGBTQIAPN+ ( lésbicas, gays, bi, trans, queer/questionando, intersexo, assexuais/arromânticas/agênero, pan/poli, não-binárias e mais.). O objetivo dessas vagas é promover a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, além de corrigir desigualdades históricas e estruturais.

Anúncio

Uma forma de cumprir essas metas é criando programas de estágios e trainees para minorias, ou reservando uma porcentagem das vagas em processos seletivos para esses grupos. Algumas empresas também estabelecem parcerias com organizações comunitárias e de base para divulgar e encaminhar candidatos de minorias para as vagas.

Empresas com vagas de emprego afirmativas

Como exemplo, a empresa Google tem um programa de estágios afirmativos chamado “Grow with Google”, que visa ajudar pessoas com deficiência, veteranos e pessoas de baixa renda a adquirir habilidades em tecnologia e conseguir empregos na indústria. A Microsoft também tem um programa semelhante chamado “Microsoft Ability Internship” voltado para pessoas com deficiência.

Anúncio

A empresa de tecnologia brasileira, a Vale, lançou uma iniciativa com o objetivo de alcançar a meta de 15% de representação de negros e pardos entre seus funcionários. Isso é feito através de parcerias com universidades e grupos comunitários para divulgar as oportunidades, além de ações de capacitação e acompanhamento para garantir o sucesso dos candidatos aprovados.

Mineradora Vale abre as primeiras vagas para 2023 – Vaga Preferencial para Mulheres

Além disso, muitas empresas tem políticas de transparência de dados de diversidade, ou seja, publicam seus dados de diversidade para mostrar sua progressão em relação a metas afirmativas e para aumentar a transparência e responsabilidade.

Quais os tipos de vagas de emprego afirmativas ?

Existem vários tipos de vagas, todas destinadas a minorias, ou a criar um equilíbrio na empresa, como por exemplo vagas afirmativas para mulheres.

Entre as vagas afirmativas mais comuns, encontramos:

  • Pessoas pretas e indígenas;
  • Pessoas da comunidade LGBTQIAP+;
  • Pessoas com deficiência (PcD);
  • Pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)
  • Pessoas com mais de 40 anos;
  • Mulheres.

Infelizmente vagas para autistas ainda são pouco comuns devido a necessidade de preparação da chefia em saber lidar adequadamente com o empregado autista.

 

Como se aproveitar de uma vaga de emprego afirmativa

No caso das vagas afirmativas, o principal aspecto é que todos os concorrentes estão em igualdade de condições, o que já é bastante positivo na hora de se concorrer a uma vaga. Não há a possibilidade de preferencia por um determinado sexo, cor, ou capacidade física.

O outro ponto positivo é que por haver pré requisitos, muitas vezes físicos, a concorrência normalmente é menor.

Agora é necessário o bom senso na hora de se candidatar a vaga. Sexo, Idade e Deficiência física, não há como mentir pois são verificados visualmente ou por documentos. Mentir quanto a cor ou orientação sexual além de uma falta de respeito, pode gerar além de uma demissão por justa causa, até mesmo um processo por falsidade ideológica

Existe lei pra vagas de emprego afirmativas?

Vale pontuar que as organizações estão cobertas pela lei para destinarem suas os processos de recrutamento e seleção para grupos minorizados.

Elas são apoiadas, principalmente, pela Constituição Federal de 1988, pelo Estatuto da Igualdade Racial e pelo Decreto 9.571/18, que incentiva a responsabilidade social por parte das empresas, com o intuito de combater desigualdades.

A inclusão de autistas no mercado de trabalho é garantida pela mesma lei nº 12.764, a Lei de Cotas de 2012, que determina a participação mínima para portadores de qualquer deficiência.

Resumindo

Em resumo, as Vagas de emprego afirmativas são uma forma de promover a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, corrigir desigualdades históricas e estruturais e ajudar a desenvolver as carreiras de pessoas com menos oportunidades. Essas iniciativas podem ser cumpridas por meio de programas de estágios e trainees, reserva de vagas em processos seletivos, parcerias com organizações comunitárias e políticas de transparência de dados de diversidade.

Leia Mais

Mineradora Vale abre as primeiras vagas para 2023 – Vaga Preferencial para Mulheres

6 profissões de tecnologia da informação mais promissoras para 2023

Profissões ligadas à Natureza que estarão em alta em 2023

 

Deixe um comentário